top of page

Qual estrutura organizacional é ideal para o seu negócio?

  • Glaucia Bahio
  • 12 de jan. de 2022
  • 3 min de leitura

Após criar o Planejamento Estratégico do negócio você deve prestar muita atenção ao desenho da estrutura organizacional que permitirá sua empresa a atingir as metas estratégicas traçadas. Isso deve ser decidido de acordo com o tamanho, a indústria, a tecnologia e os objetivos da sua empresa. Você deve pensar em estruturas organizacionais como fluxogramas de comunicação. Estruturas organizacionais mal concebidas resultarão em comunicações ineficientes e lentas, nas quais os gerentes em vários níveis são obrigados a fornecer informações a muitas pessoas para muitos níveis de aprovação. Estruturas organizacionais bem projetadas produzirão canais de comunicação eficientes e encorajarão decisões rápidas e claras. Vamos dar uma olhada nas formas mais comuns de estruturas organizacionais.

Estrutura Funcional

A estrutura funcional é a mais usada pela maioria das empresas. É um fluxograma de cima para baixo com um executivo de alto escalão no topo, com vários gerentes de nível médio - como os chefes de departamento de recursos humanos, marketing, contabilidade e engenharia - todos diretamente subordinados ao principal executivo. Esses departamentos são gerenciados separadamente uns dos outros pelos chefes de departamento, e eles respondem apenas ao gerente de nível superior. O lado positivo deste sistema é que é fácil de entender e mantém as empresas nitidamente compartimentadas. No entanto, o lado negativo pode ser devastador - se um executivo fraco e mal organizado estiver no topo, então ocorrerão casos em que a mão direita não fala com a esquerda, causando problemas frustrantes.

Estrutura por Produtos

Uma variante da estrutura funcional é a estrutura por produto, que é projetada para empresas maiores. Neste fluxograma, o grupo dos principais executivos está no topo, enquanto diferentes produtos são separados em mini-empresas. Por exemplo, a empresa de produtos alimentícios poderia ser dividida em bebidas, lanches, laticínios, congelados e condimentos, com os gerentes de cada segmento reportando-se ao topo. Nesse caso, não importa se a mão direita não fala à esquerda, pois os produtos não dependem diretamente um do outro.

Estrutura por Cliente

Se sua empresa oferece serviços, como assistência médica, você pode usar a estrutura organizacional baseada no cliente. Isso é simplesmente uma variação da estrutura do produto, na qual os diferentes segmentos de negócios na parte inferior são divididos em um grupo específico de clientes - por exemplo, pacientes internados, pacientes ambulatoriais e pacientes de clínicas gratuitas. Os gerentes de cada segmento se reportariam diretamente ao presidente do hospital no topo. Isso também é projetado para evitar sobreposição, confusão e redundâncias.

Regional

Se sua empresa se tornar realmente grande e começar a se tornar nacional ou global, você precisará dividir a estrutura de sua empresa em segmentos regionais. Essa também é uma variante da estrutura funcional, com os principais executivos baseados em seu país de origem no topo, com os segmentos de relatórios sendo compostos por gerentes regionais. Isso garante que suas demandas em diferentes mercados estejam sendo atendidas de maneira localizada. A localização é o objetivo aqui, em todos os aspectos - preços, imóveis e linhas de produtos. Grandes empresas que tentaram usar uma única estratégia de preços em uma linha de produtos estática em vários mercados geográficos muitas vezes falharam sendo atropeladas por concorrentes regionais menores.

Matricial

A estrutura matricial é frequentemente usada por empresas de tecnologia, videogames e filmes, com vários departamentos, todos iguais, trabalhando em conjunto para produzir um único produto final. Nesse caso, um gerente forte no topo - como um editor de videogame ou diretor de filme - atua como um líder de equipe para garantir que cada segmento receba os dados necessários para concluir sua tarefa separada. Por exemplo, na produção de um filme, um departamento pode trabalhar na música, o outro pode trabalhar em efeitos especiais, enquanto outro trabalha no filme gravado. Cada segmento deve receber algumas informações do outro - por exemplo, uma equipe de efeitos especiais precisará acessar as filmagens filmadas - e é o trabalho do diretor do filme (na parte superior) garantir que todos os segmentos da Web estejam conectados a ele e um ao outro e produz o produto acabado.

Outras estruturas

Enquanto a maioria das empresas usa uma variação da estrutura funcional, cabe a você descobrir qual estrutura melhor se adapta à sua empresa. Você também pode misturar e combinar as melhores partes de cada uma para criar uma estrutura personalizada. Veja como ter ajuda nessa tarefa acessando nossas soluções de Redesenho Organizacional clicando aqui. Apenas lembre-se, a razão para ter uma estrutura organizacional é manter a comunicação e garantir que haja o menor número possível de redundâncias.

Comments


bottom of page