top of page

Como fazer a gestão da Mudança da Cultura Organizacional

  • Glaucia Bahio
  • 12 de jan. de 2022
  • 3 min de leitura

Atualizado: 5 de mai.


A cultura de uma organização é um conjunto profundamente integrado de valores e crenças que determinam, em grande medida, como os funcionários reagem a várias situações. Se a cultura de uma empresa não promove mérito e eficiência pode ser um empecilho para o desempenho dos negócios.

A cultura da organização também precisa mudar e adaptar-se às necessidades em evolução das partes interessadas. Mas afinal, como você pode desenvolver e manter uma cultura de alto desempenho que motivará os funcionários a realizar seu trabalho da maneira mais eficaz e produtiva?

Estas são algumas das etapas que você pode seguir para direcionar sua organização no caminho certo.

Entenda a cultura existente

Como a organização está funcionando atualmente? O que leva a um tipo específico de comportamento? É essencial entender os fatores que desencadeiam as diferentes práticas predominantes.

"É assim que é feito por aqui", poderia ser um refrão comum. Mas se a liderança de uma empresa quiser provocar mudanças, terá que tentar entender o raciocínio para os funcionários adotarem uma forma particular de conduta.

Considere ajuda externa

Um especialista no assunto provavelmente já viu dezenas de empresas onde a cultura enraizada estava provando ser um obstáculo à produtividade e desempenho. Utilizando esses serviços lhe daria uma vantagem da experiência adquirida por outras empresas.

Toda empresa tem seu próprio conjunto de regras e normas não escritas. Além disso, existem grandes variações entre os diferentes setores. Mas um consultor especializado no assunto de cultura corporativa pode agregar grande valor ao fornecer um roteiro para as mudanças a serem feitas e a melhor maneira de implementá-las. Clique aqui e veja como podemos te ajudar nas Mudança de Cultura Organizacional.

Uma abordagem top-down funcionará?

Cabe ao CEO de uma empresa e aos outros membros da equipe de liderança superior determinar quais aspectos da cultura organizacional precisam ser alterados. Eles podem fazer isso depois de obter insights profundos sobre como os procedimentos existentes funcionam e quais são as áreas específicas que precisam ser alteradas.

O processo de mudança em si não pode ser implementado apenas emitindo um memorando ou pedindo aos chefes de divisão que executem um conjunto de instruções. O que é necessário é que, em todas as oportunidades, os líderes demonstrem sua aceitação e promoção ativa da cultura modificada a ser implementada. Por exemplo, uma empresa pode ter uma cultura em que cada reunião é conduzida de forma ditatorial e os participantes são desencorajados a dizer qualquer coisa que questione políticas e práticas organizacionais.

O CEO poderia perceber que a inovação e as novas idéias estão sendo sufocadas porque os funcionários são impedidos de falar francamente. A melhor maneira de realizar uma mudança é garantir que a equipe de gerenciamento superior altere a maneira como conduz as reuniões. Os funcionários devem poder falar livremente sem medo de serem repreendidos. Se isso for feito de forma consistente, a prática existente na empresa poderá sofrer uma alteração.

Aceitação pelos funcionários é essencial

Se a liderança sênior for capaz de moldar a cultura organizacional para apoiar os objetivos corporativos, verá um melhor engajamento dos funcionários e uma melhoria no desempenho dos negócios. Mas, para atingir esse objetivo, os membros da equipe terão que se convencer de que, a menos que essas mudanças sejam incorporadas à sua rotina diária, a empresa teria dificuldade em alcançar os objetivos de seus stakeholders.

É uma tarefa difícil mudar uma cultura corporativa que tem sido anos ou mesmo décadas em construção. É dever da alta gerência fazer um esforço para a direção certa. Se precisar de ajuda pode contar comigo, Clique Aqui.

Comments


bottom of page